Agende sua avaliação:     (45) 3226-1652     (45) 99900-2525
Agende sua avaliação:
(45) 3226-1652
(45) 99900-2525

Tratamentos

  Programa de Tratamento para Hérnia de Disco e Reabilitação da Coluna

  Programa de Tratamento para Escoliose

  Colete Ortopédico 3D para Escoliose

 Método McKenzie® (MDT)

  Keiser – Functional Training

 Mesa de Tração Eletrônica – Triton DTS

 Osteopatia

 Maca flexão distração

 Anatomy Trains®

 Baropodometria

 Podoposturologia

 Pilates Clínico

 Microfioterapia / Leitura Biológica

Programa de Tratamento para Hérnia de Disco e Reabilitação da Coluna

A maioria das hérnias discais e das queixas de dores na coluna têm tratamento conservador com alto índice de SUCESSO!
Utilizamos no nosso Programa de Tratamento o embasamento no Método McKenzie®, que é um grande aliado no tratamento das hérnias discais, método comprovado cientificamente no âmbito internacional em tratamento para coluna vertebral e extremidade, e a Reabilitação da Coluna conta com profissional Credenciado e Certificado pelo Método.
Temos a capacidade de ajudar você a vencer esse problema, que tanto traz limitações e incapacidades ao seu dia a dia.

O Programa de Tratamento estipula etapas:
Diagnóstico e classificação da lesão: O paciente é avaliado individualmente através de um protocolo validado de avaliação, a fim de buscar o diagnóstico e determinar a classificação do problema. Com base nessa classificação, o paciente recebe orientações de cuidados e um programa de tratamento sob medida com o direcionamento correto para a reabilitação.
Fase de redução da dor: Fase em que o foco é a aplicação de técnicas manuais e autônomas. Iniciados métodos de descompressão mecânica através de equipamentos de última geração, quando necessário ao caso, sendo única e exclusiva a fim de reduzir a dor ou a crise, onde existe cautela em manipulações e movimentos, utilizando apenas o que realmente é necessário para atingir o alívio.
Fase de recuperação da função: Fase em que após ter alcançado o controle e o alívio da dor, são inseridos movimentos de autotratamento para ganho de função, mobilizações, manipulações e avaliação podoposturológica quando necessária, a fim de retornar para as atividades de vida diária o quanto antes, como, por exemplo, se vestir ou calçar os calçados sem tanta limitação ou medo de “travar´´.
Fase de remodelação e estabilização: Fase em que após já ter o controle e alívio de dor, também já foi alcançada a mobilidade, assim sendo inseridas as progressões para ganho de força e estabilidade da região afetada, contando com a ajuda do aparelho Stabilizer, a fim de recuperar as habilidades do cotidiano.
Fase de manutenção e prevenção: Fase final onde o paciente já alcançou movimentos livres e completos, treinando sua força e flexibilidade para retorno ou início de atividades físicas, também já tem controle de manutenção da dor caso possa ocorrer algum sinal de recorrência, assim tendo autonomia de sua coluna evitando que a situação se agrave.
A quantidade de atendimentos do Programa de Tratamento para Reabilitação da Coluna será de acordo com a necessidade e estado clínico do paciente, verificados no diagnóstico obtido na avaliação. Nosso sistema de tratamento é fundamentado em conceitos sólidos e confiáveis, baseado nas melhores evidências de tratamento internacionalmente reconhecidas.
Assim, proporcionamos a você mais precisão nos resultados e benefícios de ter uma coluna saudável!
A saúde de sua coluna se encontra aqui!

Programa de Tratamento para Escoliose

Escoliose, uma alteração Postural (curva em S ou em C da Coluna Vertebral) que atinge uma boa parte da população, sendo progressiva e acometendo com maior frequência o sexo feminino, notado o aparecimento mais abrupto e com chances significativas de aumento na faixa etária entre 10 a 17 anos, dentro da faixa do estirão de crescimento; afetando a autoestima do adolescente e gerando limitações no seu cotidiano. Já é confirmado, em pesquisas, que se não tratada adequadamente a chance de progredir (aumentar a curva) é muito grande nesta faixa etária e que acima de 50º geralmente evoluem para cirurgia, além da possibilidade de sentir dores na vida adulta. Pesquisas revelam que portadores de Escoliose têm maior tendência em sentir dores na coluna vertebral comparados com quem não tem. Porém, com um bom tratamento e acompanhamento precoce a chance de melhora e de reverter às curvas são maiores, justamente por estar na faixa de crescimento
Em adultos o tratamento adequado também apresenta ótimos resultados na qualidade de vida, bem como na diminuição do grau e de dores associadas.
As pesquisas de tratamento conservador para a Escoliose estão aumentando e os aportes para melhora estão mais avançados e tecnológicos, tendo realmente uma reversão do grau e não apenas a estabilização das curvas.

Direcionamento do nosso tratamento:
Através de uma avaliação específica, baseada em imagens Radiológicas e equipamentos de alta tecnologia para avaliação, tais como: laser, biofotogametria, baropodometria, Stabilizer e testes funcionais de força e de mobilidade, direcionamos a real necessidade de cada paciente.
Projetando o tratamento baseado em técnicas mais evidenciadas e eficazes no mundo em tratamento de Escoliose, utiliza-se conceitos de visão tridimensional da coluna vertebral (3D) como método SCHROTH, que garante resultados mais rápidos e eficazes na redução das curvas da Escoliose do que métodos até hoje utilizados, tais como RPG, Pilates e natação.

Como nós realizamos o tratamento:

Em nosso tratamento o paciente é constantemente monitorado pelo Fisioterapeuta Especialista, realizando exercícios específicos, respeitando e redirecionando as curvas da escoliose, utilizando correções em planos 3D.

Agregando o uso de equipamentos de última geração, tais como o automonitoramento 3D, aparelho monitor de força (Stabilizer), monitoramento do centro de gravidade constante pela Baropodometria, Maca Flexão Distração para ganho de mobilidade, dentre outros equipamentos para Biofeedback que elevam a qualidade no resultados.

Contamos também com o aparelho Keiser, único aparelho em Cascavel, reconhecido e utilizado internacionalmente, o qual oferece uma extensa variedade de movimentos com toda a segurança advinda da tecnologia de compressão do ar, com essa técnica é possível obter o ganho de força e potência com mais precisão e confiabilidade para reabilitação postural.

Com foco na neuro conscientização do paciente, elaboramos de forma direcionada exercícios de correções posturais domiciliares, pois o tratamento também promove autonomia diária para obter ótimos resultados.

Colete Ortopédico 3D:

O Colete Ortopédico 3D também faz parte das etapas de tratamento para correção, dependendo do nível de gravidade da alteração postural. A elaboração de coletes ortopédicos na medição por sistema CAD/CAM é personalizada e desenvolvida através de uma avaliação clínica, escaneamento 3D do paciente com equipamento específico, fotografias e medidas que permitam uma análise precisa da deformidade escoliótica e seu comportamento tridimensional.

Diferencial do tratamento especializado para ESCOLIOSE: O tratamento adequado é o realizado de forma individualizada, sendo projetado, direcionado e eficaz a cada paciente.

Colete Ortopédico 3D para Escoliose

O Colete Ortopédico 3D faz parte do tratamento e correção da escoliose, dependendo do nível de gravidade da alteração postural.

A SRS (Scoliosis Reseach Society) e a SOSORT International Conference on Scoliosis (Consenso sobre as maiores evidências científicas no tratamento da Escoliose) indicam o uso de coletes ortopédicos para prevenir a progressão das curvaturas escolióticas de 25 a 45 graus do ângulo de Cobb, principalmente na infância e na adolescência, fases em que ocorre o crescimento da coluna vertebral.

O Tratamento fisioterapêutico, que é embasado no Método Schroth, é de fundamental importância para a preparação e orientação do uso do Colete 3D, gerando assim resultados eficazes e evitando procedimentos cirúrgicos.

Como funciona:

Ferramenta que consiste em 3 partes: 

 1 – Scanner

O Scanner permite obter a informação do paciente de forma digital, o que significa que ele captura a estrutura do paciente em uma imagem 3D, gerando informações precisas e exatas da área escaneada. Com o Software, os sinais clínicos morfológicos e biomecânicos do paciente são avaliados, um arquivo de correção ou modificação é criado nos 3 planos: sagital, coronal e transversal.

2 – Software

O uso de sistemas como CAD/CAM implica a transformação e minimização do processo de fabricação dos diferentes tipos de órteses e próteses que normalmente, para a elaboração, não se faz necessário tomar moldes em gesso. Apenas com o escaneamento e tomada de medidas como circunferência e alturas bem específicas, podemos fazer a modificação personalizada no software, de acordo com a patologia do paciente e, portanto, fornecer um componente preciso e com melhor qualidade. O tratamento bem sucedido e itens produzidos por sistemas CAD/CAM são o que permitem a correção tridimensional, ou seja, coronal, sagital e transversal da deformidade da escoliose, planejando, avaliando e corrigindo a estrutura corporal a ser trabalhada.

3 – Fresadora CNC

O arquivo originado a partir do software é levado a uma máquina Fresadora CNC, uma impressora 3D que fabrica o protótipo projetado no software, gerando um molde positivo para finalmente terminar o processo de termoformação e ajustes finais do colete. 
Desta forma, é criado um colete ortopédico preciso, personalizado e individualizado.

Trouxemos essa tecnologia a fim de oferecer um atendimento ainda melhor aos nossos pacientes, além de dar o melhor suporte aos nossos parceiros médicos e fisioterapeutas. Com toda a infraestrutura e equipe clínica, podemos fornecer o melhor elemento e correção de acordo com sua escoliose.

Método McKenzie® (MDT)

O MDT (Diagnóstico por Terapia Mecânica) é uma filosofia de educação e envolvimento do paciente, em que profissionais da saúde e pacientes do mundo inteiro confiam e usam para problemas de coluna, pescoço e extremidades. Dentre as abordagens disponíveis, o MDT é o método de fisioterapia mais pesquisado atualmente. Os objetivos do tratamento com o método são: eliminar os sintomas de dor, formigamento, queimação, fisgadas, dormências, câimbras; recuperar completamente a função dos músculos e articulações; prevenir reincidências; é um grande aliado no tratamento das hérnias discais. Sua característica fundamental é a avaliação inicial validada internacionalmente – uma maneira segura e confiável para alcançar um diagnóstico mecânico preciso e depois traçar o plano de tratamento adequado. Testes caros como ressonância magnética, tomografia e Raio X geralmente são exames complementares, não sendo necessários em primeira instância. Profissionais certificados em MDT são capazes de identificar rapidamente se o método vai ser ou não ser eficaz para cada paciente. Na sua essência, o MDT é uma abordagem abrangente baseada em princípios e fundamentos sólidos, que, quando bem compreendida e aplicada, é muito eficaz. (Mais informações no site oficial: mckenzieinstitute.org)

A Reabilitação da Coluna conta com profissional Credenciado e Certificado pelo Método McKenzie®, um dos métodos mais precisos e eficazes comprovados cientificamente no âmbito internacional em tratamento para coluna vertebral e extremidades.

Keiser - Functional Training

Um dos melhores equipamentos do mundo, presente nas maiores ligas esportivas, o Keiser revolucionou o mundo do condicionamento físico, sendo o único que permite infinitos exercícios de: força, potência, velocidade, equilíbrio e estabilidade em qualquer velocidade e em qualquer direção.

O maior diferencial desse equipamento está na compressão do ar que garante que seja aplicada a mesma força em todo o movimento, independente da velocidade em que é executado. Essa propriedade é o que assegura o maior aproveitamento do músculo, além de eliminar quaisquer riscos de lesões, já que a resistência do ar promove a constância e estabilidade do movimento.

O Keiser é um grande aliado no pós-tratamento de doenças da coluna, possibilitando o ganho de força e potência com mais precisão, confiabilidade e credibilidade, além de ser extremamente eficaz para o aperfeiçoamento de rendimento nos esportes.

Mesa de Tração Eletrônica – Triton DTS

A descompressão da Coluna Vertebral, realizada pela Triton DTS, é indicada para paciente com sintomas de fortes dores irradiadas, amortecimentos, alteração na sensibilidade, formigamentos e queimação nas pernas ou braços, que não respondem a outras formas de tratamentos.

Geralmente esses pacientes que se enquadram no subgrupo de lesões compressivas da coluna vertebral e sintomas de compressão da raiz nervosa, o uso da tração eletrônica obtém ótimos resultados.

A Mesa de Tração Eletrônica – Triton DTS é um equipamento de última geração que possibilita a descompressão com cargas controladas, assim ocasionando a diminuição da pressão intradiscal; aumento do espaço entre as vértebras; aumento da circulação de fluidos na área da lesão; aumento da hidratação e nutrição dos discos intervertebrais; em consequência destes fatores, auxilia no alívio da dor e solução do problema.

Osteopatia

A Osteopatia é uma especialidade pautada no relacionamento dos sistemas do corpo e a forma que se afetam entre si. Do recém-nascido à terceira idade, uma técnica com investigação funcional minuciosa, baseada em evidências, buscando o porquê da dor, ou seja, como surgiu um refluxo gástrico até as hérnias de disco. Após o diagnóstico funcional é realizado o tratamento da causa ao sintoma, utilizando meios manipulativos específicos para cada caso. Estimulando o corpo ao reequilíbrio e à cura. Assim, proporcionando excelentes resultados em um curto espaço de tempo.

Maca flexão distração

Atualmente o sistema de flexão e distração é um dos mais eficientes sistemas de tratamento da coluna vertebral, tratando patologias como hérnias de disco, artroses, discoartroses, dentre outras lombalgias. Possui alta tecnologia e é dotada de um sistema elétrico de elevação e movimentos de flexão-distração (descompressão), além de possuir sistemas de manipulações específicos para cada região da coluna vertebral.

Anatomy Trains®

A técnica chamada de Trilhos Anatômicos (Anatomy Trains) possibilita o tratamento do complexo postural e dos seus padrões de movimento.

Apresenta excelentes resultados no tratamento das alterações posturais, aumentando a mobilidade das articulações, diminuindo a sobrecarga de tensão músculo articular e prevenindo lesões.

A aplicação de técnicas miofasciais, como a liberação miofascial (Anatomy Trains), gera estabilidade de movimentos e compensação postural, devido à conexão interna do corpo entre os músculos e a rede fascial, ou seja, uma linha de ligação entre os músculos, fazendo com que eles trabalhem em conjunto, assim o corpo retorna a exercer as funções dos movimentos de forma harmônica e integrada.

Baropodometria

A plataforma baropodométrica é um equipamento desenvolvido para avaliação da pisada e a análise dos pontos de pressão do pé exercida pelo corpo, tanto em posição estática quanto em movimento na caminhada. Utilizando um programa de software, através da plataforma baropodométrica, é possível detectar diversas causas de disfunções como: fascite plantar, esporão de calcâneo, neuromas, joanetes, calos, entre outros. Também possibilita avaliar as oscilações posturais e o equilíbrio por meio da quantificação da posição corporal.

Podoposturologia

(Palmilhas Proprioceptivas)

As Palmilhas Proprioceptivas têm como objetivo reduzir o pico de pressão e distribuir a força de reação do solo por toda a região dos pés. Os elementos compostos na palmilha fornecem correções de pernas curtas, reequilíbrio podal e corporal através das reações reflexas dos músculos, corrigindo as assimetrias de pisada, nivelando a pelve, diminuindo torções de tronco, contribuindo para a melhora da congruência das articulações e amenizando a sobrecarga nos membros inferiores, também favorecendo no desempenho desportivo em atletas.

Pilates Clínico

A modalidade é a mais indicada para dar manutenção, prevenir problemas da coluna, além de auxiliar em seu tratamento. Os movimentos melhoram a flexibilidade, fortalecem os músculos, estimulam a boa postura e circulação sanguínea, auxilia a diminuir a compressão vertebral, contribuindo no alivio de dor.

No Pilates Clínico o atendimento é totalmente voltado à necessidade do paciente, onde o foco é a reabilitação dentro do quadro específico que ele apresenta. O Pilates é um método que todas as pessoas, dos mais variados perfis, possam praticar: crianças, idosos, sedentários, atletas, pessoas saudáveis e até pessoas com acometimento físico.

No Pilates Clínico trabalhamos a reabilitação e, conforme o paciente progride no tratamento melhorando suas dores, inicia-se o desenvolvendo das suas habilidades, aumentando a força muscular, a mobilidade, a flexibilidade, promovendo um reequilibrio no corpo do paciente, fazendo com que diminua o risco de compensações e lesões, impactando assim diretamente na saúde de bem estar, em suas atividades de vida diária e de lazer, pois melhora efetivamente a consciência corporal.

Microfioterapia / Leitura Biológica

Determinados níveis de estresse emocional, levam nosso corpo a uma sobrecarga, podendo apresentar sintomas como cansaço excessivo, insônia, pesadelos, alteração do humor, irritabilidade, assim como alergias.

A Microfisioterapia e a Leitura Biológica, trabalhadas em conjunto, podem auxiliar o organismo a reconhecer quais são as causas dessas sobrecargas, em quais momentos o corpo não conseguiu identificar e então reparar tais situações. Não é tratamento exclusivo para adultos, visto que acontecimentos vivenciados ainda dentro do ventre materno podem ser manifestados durante a infância. Por isso, podem ser utilizadas em bebês, gestantes, adultos e idosos. Esse tratamento tem como objetivo buscar no corpo do paciente a origem do fator traumático (toxinas, traumas emocionais, físicos e ambientais) e, através de manipulações específicas realizadas pelo Fisioterapeuta, iniciar o processos de eliminação das disfunções do organismo, estimulando o mesmo a autocura, bem como prevenir possíveis disfunções futuras originárias de causas atuais.

A SAÚDE DA SUA COLUNA ESTÁ AQUI!